12 novembro 2015

Cinema - "A sufragistas"

Cinema -  "A sufragistas" 
 
Olá doces,
Que tal uma ida ao cinema? O filme "As sufragistas" estreia hoje e relata fatos históricos interessantes, como a luta das ativistas inglesas, pelo direito ao voto no início do século XX, em Londres. O elenco é composto por  Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep, esta última uma atriz de exceção, que adoro.
 
Mas não pensem, ao ver o filme, que nós por cá também não tivemos corajosas defensoras do direito de voto para as mulheres. Certamente já ouviram falar de Carolina Beatriz Ângelo, médica-cirurgiã, militante da Liga Republicana das Mulheres, fundadora e presidente da Associação de Propaganda Feminista.
Carolina Beatriz Ângelo  - primeira mulher a votar em Portugal
Esta mulher tão a frente do seu tempo, aproveitou uma lacuna na primeira lei eleitoral da República Portuguesa, - que reconhecia o direito de votar aos "cidadãos portugueses com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família" - para poder  votar. Como cumpria todos os requisitos da lei eleitoral,  era licenciada, tinha mais de 21 anos, era viúva e consequentemente chefe de família, recorreu aos tribunais e consegui  autorização para exercer o direito de voto em 28 de Maio de 1911, tornando-se assim na primeira mulher portuguesa a votar em Portugal.

O Código Eleitoral de 1913 veio retificar a lacuna da lei anterior e, determinar que só eram eleitores  "... os cidadãos portugueses do sexo masculino maiores de 21 anos...", por isso durante décadas só os homens puderam votar no nosso país.

Atualmente o voto é um direito adquirido, e por isso esquecemos, que alguém teve de lutar para que possamos exerce-lo democrática e pacificamente.

-----------------------"--------------------

Deixem os vossos comentários
Beijinhos
 
 
 

 

2 comentários:

  1. Confesso ter um um pequeno interesse por esse tipo de filmes! Obrigada pela dica!

    Bjxxx

    ResponderEliminar