30 junho 2015

Josefa de Óbidos no Museu de Arte Antiga

 
Josefa de Óbidos no Museu de Arte Antiga pintura barroca sec 17
Olá doces,
Fui ver uma exposição sobre Josefa de Óbidos ao Museu Nacional de Arte Antiga e  adorei. Só a titulo de informação posso dizer, para quem não conhece, que
Josefa Ayala Figueira, mais conhecida por Josefa de Óbidos, filha de mãe espanhola e pai português foi uma das umas das percursoras senão a percursora do barroco em Portugal. Barroco que se caracteriza pela sobreposição de formas (dinâmicas e sinuosas) e pelo grande contraste claro-escuro em quadros que representam momentos da vida quotidiana.
Josefa de Óbidos no Museu de Arte Antiga pintura barroca sec 17
Josefa foi considerada durante muitos anos - por não ter uma formação académica em pintura e ter sempre vivido na vila de Óbidos - uma pintora menor que "pintava meninos de rostos abonecados", com olhos enormes e bocas pequenas, que representava um misticismo terno. Hoje é nestas pequenas diferenças, que sempre lhe criticaram que se ve a  sua originalidade, e se consegue distinguir  o barroco português, nacional, do europeu e espanhol.
Josefa de Óbidos no Museu de Arte Antiga pintura barroca sec 17
Mas não foi para despejar este relambório todo sobre pintura barroca que fiz este post ou fui ver a exposição, até porque não sou grande apreciadora ou conhecedora deste tipo de pintura, demasiado escura e repleta de cenas da vida quotidiana para meu gosto. O que me motivou a fazer esta visita foi tentar conhecer e perceber um pouco da mulher por detrás da obra. A mulher que em pleno seculo XVII se tornou emancipada, sustentou a família e se tornou numa pintora consagrada e profissionalizada, num mundo dominado por homens.
Josefa de Óbidos no Museu de Arte Antiga pintura barroca sec 17
Com apenas 16 anos ela  começa a trabalhar na “oficina” do pai - o pintor Baltazar Gomes Figueira– e apesar de não ter aprendido com os grandes mestres da época, foi progredindo  até começar a pintar painéis religiosos e naturezas mortas, e posteriormente passar a  pintar quadros de figuras importantes como os retratos da rainha D. Maria Francisca Isabel de Saboia, mulher de D. Pedro II, e de sua filha, a princesa D. Isabel, que foi noiva de Vítor Amadeu, duque de Saboia.

Foi uma mulher muito avançada para a época, conseguiu quebrar os cânones de uma sociedade machista, estabeleceu-se profissionalmente como pintora com capacidades criativas, um apurado sentido estético e um forte domínio técnico. Hoje em dia, tudo isto pode parecer de só menos importância, mas há uns séculos atrás quando a mulher era apenas um bibelô esta irreverente vanguarda de Josefa de Óbidos era rara.
 
A exposição está no Museu  Nacional de Arte Antiga até ao inicio de Setembro e tem visitas guiadas, as quais aconselho pois só assim se fica com uma ideia mais abrangente da vida e obra da pintora. Vão ver que vale a pena, dá tempo para irem de férias e dar uma passada no museu, por sinal um dos mais interessantes do país.

Deixem os vossos comentários
Beijinhos

1 comentário:

  1. Fiquei curiosa em ralação à exposição! Gostava de ver... talvez um dia venha para o Porto!

    Bjxxx

    ResponderEliminar