13 maio 2015

Moda -Estilo Vintage ou novo Vintage?

Moda Vintage - retro moda dos anos 20, 30, 40, 50, 60 e 70
O meu post de hoje é sobre estilo Vintage, expressão que anda na boca de toda a gente mas que nem sempre é bem interpretada.
 
Inicialmente o termo Vintage pertencia ao campo da vitivinicultura portuguesa e encontrava-se associado às boas e velhas colheitas do Vinho do Porto. À posteriori foi adotado por outros sectores designadamente pela área da moda que passou a usa-ló para identificar roupas e acessórios antigos de décadas anteriores, designadamente das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950, 1960 e 1070. 
 
Atualmente o termo ganhou uma maior abrangência e as peças de roupa e acessórios antigos, das décadas de 1980 e 1990, são igualmente considerados Vintage. Para muitos stylists uma peça genuinamente Vintage tem mais de vinte anos e menos de cem anos (a partir dos cem anos é considerada uma antiguidade), não sofreu qualquer tipo de transformação e representa uma determinada época. Todavia esta definição não é pacífica pois há quem não considere as roupa e acessórios das décadas de 1980 e 1990, como Vintage e reivindique para elas a expressão "novo Vintage" e para as com pelo menos 50 anos a de "verdadeiro Vintage". 
 
Pelo meio e para aumentar a confusão surge a expressão moda Retrô que pode ser considerada moda desatualizada ou simplesmente identificar peças novas que procuram imitar o estilo antigo, como por exemplo camisas tingidas com aspeto velho. Para muitos stylists qualquer peça nova que imite uma era anterior é uma peça Retrô. 
 
Estão baralhadas? Pois eu também, por isso e para acabar com toda esta trapalhada de definições e mais definições trouxe o mais importante: algumas figuras de destaque na atualidade que gostam de vestir Vintage e/ou Retrô com alguma regularidade. Miroslavia Duma, Dita Voné Teese e Taylor Swift  são as que mais se destacam neste estilo, vejam alguns dados sobre ela:
Moda Vintage - Miroslavia Duma freelancer de pblicações de moda
Miroslavia Duma de origem russa é atualmente freelancer na área da moda em publicações como a Ok Magazine Rússia, a Tatler e a Glamour Rússia. Em 2010 criou com uma amiga um site sobre moda, estilo de vida, música, arte, cultura e cinema. Está também à frente da fundação filantrópica Peace Planet, que ajuda crianças órfãs russas, mães solteiras e veteranos de guerra.
Moda Vintage - Dita Voné  Teese  é atriz, modelo e artista burlesca
Dita Voné Teese  é a atriz, modelo e artista burlesca norte-americana, responsável pela reinvenção da estética pin-up e a protagonista de espetáculos de strep-tease que incluem banho num copo de Martini gigante. Foi casada com o músico norte-americano Marilyn Manson, entre 2005 e 2007.
Moda Vintage e retro - Taylor Swift cantora norte americana
Taylor Swift, é uma famosa cantora, compositora, atriz e modelo norte-americana que que ao longo da sua curta e jovem carreira tem somado grandes prémios ao seu currículo. Foi a primeira cantora de música country a ganhar o prêmio de melhor video feminino num programa da MTV, e a primeira (cantora de country ) da era digital a chegar aos 20 milhões de downloads pela internet.
 
Para finalizar ficam algumas dicas sobre influências Vintage e Retrô para quem gosta do estilo:
 .óculos com armação preta e arredondada;
.cintura marcada com cintos lagos;
.calças cigarette;
.peças com padrão floral;
.batons vermelhos;
.fitas e laços no cabelo;
.calças com cintura alta ou calções;
.cabelos enrolados, coques e rabos de cavalo.

1 comentário:

  1. Adoro o estilo vintage, fica bem a toda a gente !
    xoxo,

    atwednesdaysiwearpink.blogspot.com

    ResponderEliminar