25 setembro 2015

Protagonistas do Calendário Pirelli 2016?

Olá doces,
Estou satisfeita por ultimamente se estar a valorizar mais a imagem da mulher real. Aos pouco tem se vindo a retirar a excessiva carga sexista que a imagem da mulher tem tido, nos meios de comunicação social, revistas, televisão, internet....onde aparece consecutivamente em poses provocantes, ou atitudes passivas e subalternas, em anúncios de várias marcas.

Esta imagem estereotipada da mulher está a ser posta em causa, e em alguns anúncios já se vê a mulher real -  desinibida, atraente e independente, mas não perfeita -  não tão dependente do seu corpo e mais parecida com a mulher da sociedade moderna e da realidade atual.

Se têm estado atentas ao que se passa ultimamente, tem visto desfiles de moda onde existem modelos com problemas de pele, com peso acima do dito "normal", com Síndrome de Down, e tantos outros problemas que noutros tempos era impensável ver aparecer numa revista ou anúncio. Por fim começa a entender-se, que a mulher não é um "invólucro" bonito, descartável em situações de desvio à norma, dos padrões socialmente aceitáveis.

Esta evolução de mentalidade surge agora reforçada, com o notícia de que a Pirelli  irá quebrar a fórmula que utilizada há mais de 50 anos, de apresentar nos seus calendários lindas mulheres semidespidas. O Calendário Pirelli 2016, terá retratos de mulheres vestidas, mulheres inspiradores e poderosas em vários setores da sociedade. O resultado da seleção final das mulheres a incluir no Calendário Pirelli 2016 só será divulgado no dia 30 de novembro, mas já existe uma lista de participantes, muito forte: a tenista Serena Williams, a cantora Patti Smith, a compositora Yoko Ono, a escritora Fran Lebowitz, a comediante Amy Shumer, a escritora Tavi Gevinson, a realizadora Ava DuVernay, a modelo russa Natalia Vodianova, a filantropa Agnes Gund, a produtora Kathleen Kennedy, a executiva Mellody Hobson, a artista visual Shirin Neshat e a actriz Yao Chen.
Espero que esta seja apenas uma de muitas iniciativas futuras para mudar mentalidades. A sociedade evoluiu, é necessário seguir essa evolução -  esta deve refletir-se não apenas no telemóvel xpto, ou no carro cheio de brinquedos eletrónicos mas na forma de encarar a realidade  -  e nós mulheres temos obrigação de ser uma das forças dessa evolução.

Como podem ver pelas imagens das mulheres que possivelmente irão fazer parte do Calendário Pirelli 2016, elas são mulheres bem reais, uma mais bonitas que outras mas todas mulheres poderosas no mundo de hoje. Com isto quero apenas mostrar que não é beleza que dá sucesso e visibilidade, essa é apenas uma pequena, muito pequena parte.
 
o Calendário Pirelli 2016  Fran Lebowitz  Yao Chen
A escritora Fran Lebowitz e a atriz  Yao Chen
o Calendário Pirelli 2016 A compositora Yoko Ono e a cantora Patti Smith
A compositora Yoko Ono e a cantora Patti Smith 
o Calendário Pirelli 2016 A tenista Serena Williams e a comediante Amy Shumer
A tenista Serena Williams e a comediante Amy Shumer
o Calendário Pirelli 2016 A realizadora Ava DuVernay e a  modelo russa Natalia Vodianova
A realizadora Ava DuVernay e a  modelo russa Natalia Vodianova
o Calendário Pirelli 2016 A filantropa Agnes Gund e a produtora Kathleen Kennedy
A filantropa Agnes Gund e a produtora Kathleen Kennedy
o Calendário Pirelli 2016 A executiva Mellody Hobson e a artista visual Shirin Neshat
A executiva Mellody Hobson e a artista visual Shirin Neshat

-----------"-----------
Deixem os vossos comentários

 

3 comentários:

  1. excelente ideia! Gostei muito do conceito!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  2. Olá querida, foste nomeada para a Tag "De tudo um pouco", vê as regras aqui https://rwinterpink.wordpress.com/2015/09/25/tag-de-tudo-um-pouco/ Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada mas já fiz essa TAG
      Beijinhos

      Eliminar