15 agosto 2015

Os melhores momentos para beber água

 Momentos certos para beber água
Olá doces,
Todas sabem que beber água é essencial para manter o organismo hidratado, saudável e liberto de toxinas. Os médicos estão sempre a recomendar que ingeramos pelo menos dois litros de água por dia, uma vez que esta é um nutriente essencial para o corpo, que é composto por pelo menos dois terços deste maravilhoso líquido.

Estas são frases tão "batidas" que é impossível ignorar o assunto, eu já assimilei a mensagem e tento beber bastante água durante o dia, mas nunca fiz uma média para saber se realmente ingiro ou não os dois litros recomendados. Até porque não é necessário que os dois litros sejam basicamente água, sumo, tisanas, chá ou sopa também têm água e contam para essa média. Mais, quem come fruta ou verduras necessita de beber menos líquidos, uma vez que estes são ricos em água. 
Momentos certos para beber água
Para além disso é necessário, antes de nos "enfrascarmos" de água, consultar um médico e verificar se não existem problemas de saúde, pois quem sofre de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e doenças renais, como insuficiência renal aguda, pode ter de reduzir o consumo de líquidos para não sobrecarregar o coração, que bombeia o sangue, e o rim, que filtra o sangue. Por outro existem aqueles que desidratam mais facilmente, como por exemplo os idosos e as crianças. Os primeiros por sentirem menos sede, terem de tomar diuréticos, e mesmo por falta de mobilidade, os segundos, os mais pequenos, por serem mais ativos e não controlarem a sede.

Como podem constatar este não é um assunto tão simples como à partida parece, e não deve ser tratado de ânimo leve. Antes de começar a ingerir determinada quantidade de água, há de ter em atenção vários vetores como a idade, problemas de saúde ... entre outros e nada melhor que um médico para nos aconselhar. 
Momentos certos para beber água
Eu já fiz essa triagem com a minha médica de família, por isso sinto-me à vontade para beber os tais dois litros de água. Agora há especialistas que afirmam existir momentos mais apropriados do que outros para beber água, momentos em que água interage melhor com o nosso organismo e beneficia ainda mais a nossa saúde. Eu estou a começar a fazer a experiência, e a beber mais nessas alturas, mas ainda não sei qual o resultado de beber um copo de água: 
  • Ao acordar, em jejum, para ajuda a ativar os órgãos.
  • Antes de tomar banho para ajudar a baixar a pressão arterial.
  • Antes de dormir, para evitar problemas cardíacos
  • Antes e durante a pratica de atividade física (sempre que a atividade o permitir). Segundo os especialistas “O ideal seria beber aproximadamente 500 ml duas horas antes do exercício e uns 250 ml a cada 15 minutos depois de começar a se movimentar.”
  • 30 minutos antes de cada refeição para melhorar o processo digestivo.

Alguns destes cuidados já tinha, outros são inteiramente novos para mim, como o de tomar um copo de água antes de dormir ou tomar banho, mas como me parece que não haverá problemas de maior, vou experimentar. Se quiserem experimentem também ou se já o fazem deixem aqui a vossa opinião sobre o assunto.  
 
-------------------"---------------
 
Deixem os vossos comentários
Beijinhos
Momentos certos para beber água

 

2 comentários:

  1. Nossa sinceramente eu não consigo beber 1 litro e nem 2 litro de água rsrs e deveria beber neah, amei o post beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Possivelmente consomes alimentos e bebes líquidos que ajudam a ter reservas de agua
      Beijinhos

      Eliminar