27 maio 2015

Cabelos - Sete práticas a utilizar

 Olá doces
O presente post é sobre algumas práticas que podemos  e devemos usar no tratamento do nosso cabelo. A escolha de champô e condicionar de acordo do tipo de cabelo, a lavagem diária se este for oleoso e duas a três vezes por semana se for normal ou seco, são práticas que já estamos fartas de saber. Existem todavia outras que podemos acrescentar a estas práticas, e que são uma mais valia para a saúde

e beleza do nosso cabelo.

 1.Água abundante na lavagem
Enxaguar abundantemente o cabelo com água não muito quente antes de aplicar o champô. A água irá abrir a cutícula, facilitar a eliminação da oleosidade e sujidades e aumentar a absorção do champô e condicionador pelo cabelo.

2.Cabelos estragados, compridos ou médios
Os cabelos mais compridos necessitam de cuidados redobrados, pontas estragadas e secas devem ser protegidas com um pouco de máscara ou condicionador antes de começar a aplicar o champô. Esta prática ajuda a preencher as faltas de hidratação da cutícula e consequentemente torna os cabelos mais suave e brilhante.

3.Lavar o couro cabeludo.
A melhor maneira de lavar o cabelo é aplicar o shampoo da raiz até às pontas, mas esfregar com maior incidência no couro cabeludo, que é onde está o cabelo mais novo e inevitavelmente o mais oleoso e sujo.

 4.Lavar o cabelo com cuidado
 Massajar com uma pressão mediana e cadenciada o couro cabeludo - nada de grandes pressões e variantes - aumenta a circulação sanguínea e consequentemente o crescimento do cabelo. Evitar esfregar as pontas secas e frágeis para não danificar ainda mais esta parte do cabelo já por si tão martirizada.

 5. No máximo duas aplicações de champô 
A aplicação excessiva de produtos químicos pode ser danosa para o cabelo, por isso,  a não ser que o cabelo esteja muito sujo - e as primeiras aplicações não produzam a espuma necessária para lavar o cabelo em condições - deve-se aplicar no máximo duas porções de champô durante a lavagem.
6.Aplicar o condicionar a partir do meio do cabelo até às pontas
Depois de ter lavado o cabelo com champô, retirar o excesso de água e colocar o condicionador a partir do meio do cabelo, prender o cabelo com uma mola e continuar o banho. Quanto mais tempo deixar o condicionador atuar mais o cabelo fica nutrido e brilhante. Nunca aplicar condicionador na raiz do cabelo, esta já tem óleo natural necessário, se acrescentar mais hidratação vai fazer com que o cabelo fique com um aspecto oleoso.

7. Finalize com uma lavagem de água fria.
Para retira o condicionador e finalizar a lavagem do cabelo utilizar a água fria, esta vai fechar a cutícula e deixar o cabelo mais brilhante.


Bem, finalizo por aqui o post, espero que tenham gostado.

Deixem os vossos comentários.
Beijinhos 


 

1 comentário:

  1. Amei este post, não só porque é util, mas também porque entendi porque o meu cabelo anda sempre bem.

    Eu faço esses passos praticamente todos sem pensar, alguns ate por intuição. :)
    Só a massagem é que nem sempre tenho tempo!

    *hugs da Naipes*
    http://ladynaipes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar