21 fevereiro 2015

Fim-de-semana com "Jogo da Imitação"

Filme no fim-de-semana com "Jogo da Imitação"

No fim-de-semana passado fui ao cinema ver “
Jogo da imitação” do realizador Morten Tyldum com Benedict Cumberbatch no principal papel. O filme estava nomeado para 8 prémios BAFTA mas não foi galardoado com nenhum, o que na minha modesta opinião foi uma grande injustiça pois o filme é excelente.

A trama começa em 1952, com a investigação de um assalto à casa de Alan Turing, brilhante matemático e cripotologista que descodificou o código Enigma. Em retrospectiva somos levados aos meandros da Segunda Guerra Mundial e confrontados com os esforços envidados por Turing na construção da máquina que possibilitaria a desencriptação do código Enigma - utlizado pelos alemães para enviar mensagens durante a guerra – e aceleraria o final do conflito. Neste cenário deparamo-nos igualmente com a questão da homossexualidade de Turing, e com o problema que esta representa numa sociedade conservadora e homofóbica.
Após o assalto à sua residência em 1952, é descoberta a sua inclinação sexual e independentemente do que o mundo lhe deve por ter contribuído para o fim da guerra, acaba por ser condenado e marginalizado pela sociedade. Mais tarde o seu nome será reabilitado pela Rainha Isabel II de Inglaterra.

Um filme a não perder


 

Sem comentários:

Enviar um comentário