27 janeiro 2015

Fim-de-semana com o filme “Caminhos da floresta”

Cinema - filme "Caminhos da floresta"
Este fim-de-semana fui ao cinema ver o filme “Caminhos da floresta”, do realizador Rob Marshall, com Meryl Streep e Emly Blunt nos principais papéis. Este musical,  de um realizador que nos tem presenteado com filmes como "Piratas das Caraíbas" e "Chicago", não fica aquém das espectativas e reúne magistralmente, num simples enredo, 4  dos melhores contos dos irmãos Grimm  - Cinderela, Capuchinho Vermelho, João e o Pé de Feijão e Rapunzel – que certamente fizeram parte do imaginário infantil  de muitos de nós.
Como todas as histórias da nossa infância, também “Caminhos da Floresta” tem uma menagem a passar. Mas ao contrário dos 4 contos que compõe o filme, e que desde a nossa meninice nos incutem ensinamentos de  luta pelos nossos sonhos e desejos, “Contos da floresta “ deixa-nos uma mensagem bem diferente, uma mensagem de alerta: Cuidado com o que pedes pois os teus desejos podem tornar-se realidade, e nem sempre essa realidade é bonita de se ver. Pondera bem, os teus desejos têm consequências, e na floresta da vida terás de  ser tu a escolher o teu caminho - sem a ajuda de terceiros, pais ou amigos - e esse caminho nem sempre é fácil ou linear.

O alerta estende-se igualmente à moral das 4 historia, ao cuidado a ter com o que se conta às crianças, pois estas poderão ficar com uma  ideia errada da realidade e numa vida futura essa ideia traduzir-se em frustrações. Não é o que acontece no filme com a pobre Cinderela, (ao ver  o seu sonho desmoronar) ao constatar que o príncipe não é o que sonhara?

Pois vão ver o filme e digam de vossa justiça.