06 outubro 2015

Comportamento gera comportamento

 
Olá doces,
Há umas semanas atrás, mais propriamente a 22-09-2015, recebi uma mensagem da Sra. D. Alexandra Martins do Vale a acusar-me de crime, por ter usado imagens de que é autora - e que ela postou no site de notícias de que faz parte - no meu blog. Perante tal acusação, nesse mesmo dia coloquei uma nota no post onde se encontravam as referida imagens, a informar que,  caso a senhora quisesse as eliminaria de imediato.

Ontem, recebi nova mensagem da Sra. D. Alexandra Martins do Vale, desta vez a ameaçar-me, em nome dela e do site que representa, que “Se não retirar as imagens TODAS...vemo-nos no direito e obrigação de levar este caso a outras instâncias”.

Pelos vistos esta senhora não percebeu no mínimo duas coisas: 1ª Que escrever em letra grande, em situações de natureza tão delicada, é no mínimo falta de educação; 2ª Que não necessitava ameaçar-me, uma vez que já tinha informado que retiraria as imagens, caso fosse essa a sua vontade.

Se estou a ser agressiva, peço desculpa às minhas seguidoras, mas como já aqui referi anteriormente, tenho o defeito de considerar que “comportamento gera comportamento”. A agressividade inclusa nas mensagens desta senhora incomodou-me, letras em maiúscula, frases como,  “ROUBAR imagens...", "...trabalhar de forma digna..." como se fosse só ela a fazê-lo, eram desnecessárias. Então a contundência desta última mensagem, é perfeitamente gratuita,  já me tinha disponibilizado a eliminar as imagens, não sou blogger da concorrência e não estou a ganhar dinheiro com este meu pequeno espaço que criei para me distrair, não era necessário criar tanta celeuma.

Para além disso: Quem nunca tirou fotocópias de livros na faculdade (e não só)? Quem nunca descarregou filmes e músicas da internet? Quem nunca fez download de livros? É diferente de retirar imagens? Não, não é, aqui também há direitos de autor, só que quando o problema é no quintal do vizinho,  é um não problema. Não existe. E mesmo imagens, quem nunca retirou da net? de um livro, digitalizou e publicou? Tenho as minhas dúvidas, que haja tantos santos à face da terra (mesmo os santos dos grandes sites) por isso finalizo (e espero não ser acusada de plágio) com a frase: "Quem nunca pecou que atire a primeira pedra".

Clara Dinis
 
Nota: O post onde se encontravam as referidas imagens foi eliminado.

14 comentários:

  1. Concordo que comportamento gera comportamento, sem dúvida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ás vezes torna-se difícil não o fazer
      Beijinhos

      Eliminar
  2. lamentável a situação, por isso eu tento colocar imagens da minha autoria, ou então indico sempre as fontes.
    Quando a essa senhora... pois, por muita razão que ela tenha, acho que a perdeu toda se falou da maneira como referiste, até porque falar em maiúsculas é sem dúvida uma maneira rude de expor a situação. Não somos crianças e falo por mim, se alguém me dissesse que tinha usado uma imagem sem autorização, eu enviaria um e-mail a explicar que os devidos créditos tinham sido atribuídos, mas mesmo assim a retiraria se os créditos não fossem suficientes...
    Mas pronto são ideias...

    Bjxxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até teria enviado e-mail à senhora, mas ela só deixou contato após duas mensagens irritadas, e depois destas não me apeteceu contatá-la. Quanto a identificar as fontes, estas estavam identificadas na própria imagem que tem o nome do site de onde as retirei, por isso não fiquei preocupada, mas agora vou ter mais cuidado.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. É um assunto delicado, mas de qualquer forma tomastes a melhor atitude. Eu procuro sempre citar na legenda das fotos da onde retirei-as, mas por vezes até me esqueço...Preciso estar mais atenta a isto.
    Beijinhos querida
    Continue o ótimo trabalho :)
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou estar mais atenta. Nunca fui a um site pessoal retirar imagens, mas de um site de noticias pensei não haver problema, até porque não estou a ganhar dinheiro com o blog. Mas como se diz por aí viver é aprender. Se alguém tiver mais fotos para eu retirar que me envie um e-mail civilizado que logo as retiro. O que me incomodou nesta situação toda foi a abordagem desta senhora, quando eu até já tinha escrito que retirava as imagens, não necessitava de me ameaçar e escrever com letra grande.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Pois, ela poderia ter dito uma abordagem diferente com certeza...
      Espero que estejas melhor querida.
      Beijinhos e obrigada pela visita lá no blog ;)

      Eliminar
    3. Se a sua abordagem tivesse sido diferente, a minha também teria sido
      Obrigada

      Eliminar
  4. Olá Clara. Eu achava que no blog, uma vez não ssndo um negócio, que não faria mal. Mas estamos sempre a aprender... Acredito que deva ter sido difícil para ti esta situação e agradeço imenso partilhares. Beijinhos, Rita C.
    www.ritacompleto-consultoria-imagem.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos mesmo sempre a aprender. Para mim foi uma lição e espero que a minha historia ajude.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Não me importo que usem as minhas fotos desde que a fonte esteja incluída. Não é necessário agressividade nenhuma, calma minha gente.

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho, e eu também não retirei a fonte que estava incluída na maior parte das imagens, apesar da senhora até disso me ter acusado.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. adorei o post ;)
    xoxo,
    Sandra Color-s

    ResponderEliminar