06 novembro 2014

Esta semana no Politeama com "O Principezinho"


 
Esta semana fui ao teatro ver “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, em cena no Teatro Politeama. Como o livro que serve de base à peça, é um dos meus livros preferidos, não resisti,  e fui ver.
 
Apesar de ser dirigida ao público infanto-juvenil, a peça pode ser vista com agrado pelos mais velhos, tanto pelos pais que acompanham os filhos, como por outros adultos, que como eu, queiram rever esta magnifica obra, ou pretendam sentir nesta época "quase natalícia" o apelo dos mais belos valores humanos.
Apesar de juntar, texto, música e representação com as mais sofisticadas tecnologias de vídeo, luz e som, na minha opinião esta peça foge ao tipo de espetáculo, elaborado e cheio de cenários que estamos habitados a ver “no universo” Lá Féria, e de que eu gosto tanto. 
 
É todavia excelente - como a obra que lhe serve de base - quando nos mostra o pequeno príncipe "caído" na terra, de cabelos louros e olhos azuis, o seu encontro com um aviador a quem conta às suas aventuras, as sua viagens por vários planetas, povoados de pessoas na sua opinião “estranhas”, como o banqueiro, o rei, o bêbado....A magnífica índole do principezinho que não se adapta a esses mundos, às pessoas que os habitam, às suas mentalidades pequenas, centradas nos seus problemas, e nas maldades do mundo. E que cansado da aventura vivida e saudoso da sua rosa predileta, resolve por fim volta ao seu próprio planeta.
 
Não posso deixar de salientar o desempenho do pequeno ator Afonso D' Almeida, que dá corpo ao principezinho - um dos vários que fazem parte da peça - uma criança realmente adorável, que cativou o público com a sua magnifica voz e incansável desempenho. Espero que não se perca pelo caminho, dará um bom ator.
Finalizo referindo o ambiente geral do teatro, um colírio para os olhos e para os sentimentos dos espetadores - repleto de todos aqueles rostos infantis, ingénuos e suaves, uns pequenos príncipes, felizes por estarem na companhia dos que mais amam, os pais, a ver um espetáculo cheio de colorido e de música. Só a magia desse ambiente é suficiente para  que qualquer pessoa que vá ver a peça saía do teatro com uma sensação de leveza e boa disposição.

Aproveitem!