28 outubro 2014

O Hallowen está à porta



Festividade com mais de 2000 anos, que remonta aos festivais celtas, onde se celebrava o fim do Verão e das colheitas, e o início do Inverno escuro e severo.
 
Inverno que os celtas associavam à morte, acreditando que na noite anterior ao dia 1 de Novembro, a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos se tornava mais ténue e os espíritos voltavam à terra. A presença destes espíritos facilitava as previsões para o futuro, feitas pelos  sacerdotes junto de grandes  fogueiras, o que para os celtas significava uma fonte de conforto para suportar o longo Inverno.
 
Os imigrantes irlandeses levaram esta festividade para EUA - onde é atualmente comemorada  com muito entusiamos pelos americanos. Tendo-se esta igualmente difundido por alguns países da europa, incluindo Portugal, onde também é chamada de dia das bruxas.
 
Existem, em Lisboa, vários lugares para comemorar o Halloween, mas também o pode fazer em casa, começando por organizar uma festinha para os amigos, decorando o espaço com algumas ideias bem fáceis. 
Arranjando um lanchinho, horripilantemente artístico, que faça as delícias dos seus amigos.
Não se esquecendo de arranjar uma maquilhagem a preceito, evocativa deste dia das bruxas embruxadas.
E divertindo-se até cair para o lado.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário