15 dezembro 2015

Teatro a Barrava - A Claraboia

 
Teatro a Barrava - A Claraboia ´Jose Saramago
Olá doces,
Este fim-de-semana fui ao teatro a Barraca ver a peça " Claraboia" baseada no romance homónimo de José Saramago. A história desenrola-se num cenário onde é possível ver o interior de 6 apartamentos, habitado por 17 pessoas, durante os anos 50. Anos  em que impera a ditadura salazarista e as dificuldades do pós 2ª Guerra Mundial  ainda se fazem sentir na vida das famílias de classe média baixa, da Lisboa daqueles tempos.
 
O desenrolar da rotina destas pessoas - dos seus afazeres e problemas, dos seus amores e desamores, das suas hipocrisias e leviandades  - é magistralmente bem caracterizada pelos atores e perfeitamente complementada por um cenário, onde tudo se desenrola cadenciadamente com o constante acender e apagar das luzes, em cada um dos seis apartamentos, de acordo com o desenrolar da cena.
 
Quem não gosta de Saramago (o que não é o meu caso) e não vai ver a peça por a associar aos livros do autor desengane-se. Claraboia é um dos primeiros livros de Saramago, escrito nos anos 50, (mas só editado postumamente) e como sabem todos os escritores "sofrem" um processo de desenvolvimento e crescimento que se repercute nas suas obras ao longo dos anos. Saramago não ficou imune a esta transformação e, talvez por isso gostem da peça que tem por base, "Claraboia", livro de inicio de carreira cheio de particularidades em relação outras obras posteriores  do autor. Vão ver, vale a pena, a peça é boa e tem atores muito bons: Adérito Lopes, Carolina Parreira, Carlo Sebastião, Fernando Belo,  Guilherme Lopes, Hélder Costa, Henrique Abrantes, João Maria Pinto, Lucinda Loureiro,Maria do Céu Guerra,Paula Bárcia, Paula Guedes,Paula Sousa, Rita Lello, Rita Soares,Rúben Garcia, Sérgio Moras,Sónia Barradas, Teresa Sampaio. 
Teatro a Barrava - A Claraboia ´Jose SaramagoTeatro a Barrava - A Claraboia ´Jose SaramagoTeatro a Barrava - A Claraboia ´Jose SaramagoTeatro a Barrava - A Claraboia ´Jose Saramago
Teatro a Barrava - A Claraboia ´Jose Saramago
Deixem os vossos comentários
Beijinhos
 

2 comentários:

  1. É sempre bom ir ao teatro!

    Eliana,
    http://around-eliana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sou uma grande fã de teatro
      Beijinhos

      Eliminar