26 maio 2015

85ª Feira do Livro de Lisboa - Top 5

 
Olá doces,
Comecem a preparar a lista de livros a adquirir na "Feira do Livro de Lisboa ". Esta começa no dia 28 de Maio e vai estar no Parque Eduardo VII até 14 de Junho. Eu adoro ler e já estou a preparar a minha lista,  pois descontos de 40% no livro do dia  é muito aliciante nos tempos que correm. Digo 40% porque foi o desconto do ano passado, este ano há que aguardar mas não deve variar muito.
 
Quem não é de Lisboa não tem de ficar triste, a Feira do Livro do Porto é logo a seguir e por todo o país vão haver feiras do livro até ao fim do ano.
 
Estejam atentas ao site da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros), eles costumam colocar on-line os livros do dia que têm desconto e isso permite-nos saber qual o dia ou dias que nos compensa ir à feira.
 
Deixo-vos algumas sugestões de livros particularmente interessantes que já li à algum tempo. Não são edições novas mas são obras que tem o seu peso na literatura portuguesa  e europeia e que todos devíamos conhecer. Vejam se já leram ou gostam de algum.   
A Quinta dos Animais  de George Orwell - Feira do Livro de Lisboa 2015
A Mulher de Branco
Wilkie Collins
Este clássico literatura  tem um enredo muito intrigante que nos mantem em suspense durante todo o livro. Uma mulher toda vestida branco aparece frequentemente na vida de uma família de classe alta e mantem-na em constante espectativa  com as suas perturbadoras advertências. Leiam pois é bastante interessante ver a opinião dos vários personagens do livro sobre a misteriosa mulher.
 
 
 
A Quinta dos Animais
George Orwell
Quando li este livro pela primeira vez  intitulava-se "O Triunfo dos Porcos", hoje chamam-lhe "A Quinta dos Animais", não gosto do titulo, mas.... O livro é uma "fábula" onde o autor através da personificação dos animais pretende mostrar os defeitos dos homens, os seus vícios e sede de poder. O seu objetivo ao escrever o livro era fazer uma critica da sociedade  comandada por homens inescrupulosos e prepotentes.
 
 

Memorial de Convento de José Saramago - Feira do Livro de Lisboa 2015
Memorial de Convento
José Saramago
Como não podia deixar de ser, uma lista de livros a adquirir tem de incluir o nosso prémio Nobel da Literatura, José Saramago. Eu gosto de vários livros deste autor mas recomendo o Memorial de Convento, que descreve a construção do Convento de Mafra durante o reinado de D. João V. Para além disso a história de Blimunda e Baltasar e  a religiosidade excessiva de uma época cheia de superstições e de medo é bastante interessante. 
 
 

O homem de Constantinopla José Rodrigues dos Santos - Feira do Livro de Lisboa 2015Um milionário em Lisboa José Rodrigues dos Santos - Feira do Livro de Lisboa 2015
O Homem de Constantinopla e Um Milionário em Lisboa            
José Rodrigues dos Santos  
Eu adoro este autor e recomendaria várias das suas obras, mas como tenho de optar escolho dois livros - O Homem de Constantinopla  e   Um Milionário em Lisboa - que contam a história romanceada de Calouste Gulbenkian, o fundador da famosa Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, onde podemos ver a sua coleção de arte e assistir a muitos eventos culturais.
 
É interessante conhecer a vida do homem mais rico do planeta e perceber o horror que viveu durante a matança dos Arménios na Primeira Guerra Mundial e no conflito armado da Segunda Guerra Mundial, situações que o levaram a procurar um porto seguro onde viver: Lisboa.



Dom Quixote de la Mancha Cervantes - Feira do Livro de Lisboa 2015
D. Quixote de La Mancha 
Miguel de Cervantes
Conta a história do Cavaleiro da Triste Figura, D. Quixote de la Mancha,  que acompanhado pelo seu fiel escudeiro, Sancho Pança, vai pelo mundo fora à procura de aventuras de cavalaria. Este romance, que pretende satirizar os romances de cavalaria do seculo XVI e XVII,  tem enxertos  muito engraçados como quando D. Quixote luta com os moinhos de vento. Eu recomendo mas alerto para o facto de o livro ser grande (nalgumas editoras são dois volumes).

 ----------------"---------------

Deixem os vossos comentários.
Beijinhos

6 comentários:

  1. Infelizmente já nao vou a feira do livro há imenso tempo!
    Nos ultimos anos nao consegui ir :<

    *hugs da Naipes*
    http://ladynaipes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro ir à feira do livro todos os anos vou
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. eu adoro a feira do livro! costumo ir com o meu namorado e fazemos sempre ótimas compras :) obrigada pelas dicas, fiquei curiosa com alguns desses livros! sou a nova seguidora, beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo teu comentário, eu também adoro a feira do livro nem sei como vou controlar a minha veia consumista, este ano.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. na minha cidade 1 vez ao ano acontece a Bienal do livro , uma exposição imensa de livros e a preço de custo!
    muito boa e é uma pena que só aconteça 1 vez ne :/
    eucariinasouza.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Este tipo de feiras é realmente muito boa. Eu aproveito para comprar os livros que mais gosto e que são mais caros...
    Beijinhos

    ResponderEliminar