22 janeiro 2015

Óleo de Côco -16 Maneiras diferentes de utilizar

16 aplicações do óleo de coco
Primeiro foi o leite de coco, em seguida a água de coco e por fim o óleo de coco. Em crescendo de popularidade, este produto natural tem surgido aos olhos de alguns especialistas como um hidratante mais eficaz que o óleo mineral. Segundo estes, apesar de ambos serem hidratantes poderosos, o óleo de coco dá uma hidratação mais regular e eficaz à pele. 
 
A combinação de propriedades anti-inflamatórias, anti-oxidantes, anti-bacterianas e hidratantes, do óleo de coco, tem feito dele uma boa solução para peles delicadas e com problemas crónicos de pele. Composto por gorduras saturadas e ácidos graxos de cadeia média, ajuda a reparar a pele e a reduzir as inflamações, e se inserido na rotina diária de beleza poderá ajudar a suavizar e a manter a humidade natural da pele. Aplicado suavemente,  sobre  o rosto, pernas, cotovelos, joelhos e calcanhares pode contribuir para a saúde geral da sua pele.  

Detentor de todas estas propriedade, o óleo de coco torna-se bastante útil na nossa na rotina diária:
 
  1. Alternativa ao creme de barbear – Para obter um barbeado suave e prevenir as queimaduras da lâmina misture óleo de coco, manteiga de karité e óleo de jojoba e passe suavemente pelo rosto. 
  2. Limpeza de pele – Junte óleo de coco e açúcar mascavado em parte iguais e aplique em movimentos circulares sobre a face, para eliminar as células mortas. Ao longo das semanas vai sentir a sua pele mais suave e renovada.
  3. Desmaquilhante - Esfregue um pouco de óleo de coco na pele, usando as mãos ou uma toalha, deixe descansar por um minuto e enxaguar com água morna. Evite o contacto com os olhos pois pode provocar sensação de ardor.
  4. Óleo de cutículas – O inverno causa estragos na pele e muito especialmente na das mãos que se encontram mais desprotegidas. Uma boa solução para prevenir estes estragos  e manter a pele hidratada é massajar as mão e as cutículas das unhas com um pouco de óleo.
  5. Gloss para lábios - O seu batom favorito está praticamente no fim? Retire os restos com um cotonete, para um recipiente, e acrescente cerca de uma colher de chá de óleo de coco e misture. De certeza terá o suficiente para pelo menos mais uma ou duas aplicações.
  6.  Limpar pincéis de maquilhagem – Junte duas partes de sabonete antibacteriano com uma parte de óleo de cocô e esfregue as cerdas dos pincéis. Enxague com água morna. Deixe secar completamente antes de usar os pincéis novamente.
  7.  Desodorizante - O ácido láurico existente no óleo de coco pode ajudar a eliminar os maus odores provocados pelas bactérias que originam o suor. Experimente.
  8. Alongar pestanas postiços - Humedecer as pestanas falsas com um pouco de óleo de coco pode fazê-las parecer mais longas e compactas. Basta humedecer um cotonete ou um algodão e aplicar diretamente nas pestanas. Não exagere, pode causar irritação se o óleo entrar em contacto com a vista. 
  9. Hidratar a pele antes e depois da depilação - O óleo de coco é um hidratante natural muito eficaz para peles sensíveis. Prepare um pouco de óleo de coco extra virgem orgânico e teste-o num pouco de pele, para se certificar que não é alérgica, especialmente se for aplicá-lo perto de sua área genital. Caso não seja alérgica pode aplica-lo sobre a pele, antes e depois do processo de depilação, para a amaciar.
  10. Acalmar crises de eczema - O óleo de coco é dos poucos produtos que podem restaurar uma pele danificada, pois a sua estrutura molecular permite que seja facilmente absorvido pela pele. Tal como acontece nos casos de depilação, recomenda-se um pré-teste do óleo numa pequena parte da pele, para se certificar que não é alérgica ao óleo de coco.
  11. Lubrificante - O óleo de coco pode ser usado como lubrificante, desde que não seja usado em simultâneo com preservativos de látex (pode diminuir a resistência do latex). O óleo de coco é um produto natural, que não contém corantes nem conservantes que causem reações adversas em pessoas com alergias. O óleo de coco dura mais tempo e lubrifica mais que os lubrificantes à base de água. Para além disso as suas propriedades antifúngicas ajudam a manter a percentagem de infeções em baixo.
  12. Combater a caspa - A caspa é causada por um fungo chamado Malassezia , e o óleo de coco tem propriedades antifúngicas naturais que podem eliminar este problema.
  13. Hidratar cabelo seco - O óleo de coco penetra profundamente nos fios do cabelo, o que o torna um ótimo produto para tratamentos mais profundos. Se tem cabelo fino ou fraco, aplique um pouco de óleo nos cabelos levemente húmidos, espere uma hora e em seguida aplique o shampoo e condicionador normal. 
  14. Combater cabelo frisado - Óleo e água não se misturam, por isso, quando você precisar de moldar um cabelo bastante frisado, coloque meia colher de chá de óleo de coco nas mãos (uma quantidade muito pequena, em excesso pode ficar com o cabelo gorduroso) e esfregue-as uma na outra até aquecerem. Em seguida passe as mãos pelo cabelo e molde-o ao estilo desejado.
  15. Como pasta de dentes - Misture uma parte de óleo de coco com bicarbonato de sódio até conseguir uma pasta de dentes natural (pode adicionar umas de gotas de óleo de menta, se aprecia o sabor mentolado), que vai deixar o seu sorriso mais branco.
  16. Tratar infeções fúngicas - O óleo de coco por si só não tem o mesmo efeito que os antibióticos. Todavia quando usado em simultâneo com estes, pode prevenir e tratar infeções fúngicas como o pé de atleta.
Artigo original na  Harpers Bazaar inglesa.