01 dezembro 2014

Teatro - Fim-de-semana com "O Avarento" de Molière


Fim-de-semana teatro peça O Avarento de Molière
Este fim-de-semana fui ao teatro, D. Maria II, ver a peça “O Avarento” do dramaturgo, ator e encenador francês, Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido por Molière. A peça é muito divertida, fala-nos de Harpagão, e do seu excessivo amor  pelo dinheiro, que consequentemente  o leva a trocar a noiva pelo “bauzinho” cheio de dinheiro, que lhe tinha sido roubado.
Na peça deste dramaturgo, que viveu no século XVII em Paris (entre 1622 – 1673), e foi considerado um dos mestres da comédia satírica, podemos observar a intemporalidade da ganancia humana. Os personagens-tipo, os modelos que destaca, representam uma coletividade, um grupo e podem perfeitamente ser associados às constantes notícias que vemos nos jornais e na televisão, a alguns dos respeitáveis senhores do “métier” financeiro e politico, que em anos de crise se banqueteiam alarvemente, sem pensarem na influência que as suas ações têm e terão nos destinos alheios.
Harpagão, o avarento da peça, também não se importa que a sua cupidez destabilize as vidas, maneiras de ser e de estar das pessoas que o rodeiam. Através dele, e mediante a apresentação de um alucinante e burlesco jogo de interesses onde ninguém fica isento de culpas, Molière, critica uma vez mais os costumes de uma época.
A não perder.