03 dezembro 2014

A minha lista de prendas de Natal

  
Hoje vou propor algo não muito apreciado por algumas pessoas: uma lista de presentes, a receber no Natal.
 
Há quem considere perder-se o fator surpresa ao sugerirmos um lista de coisas que gostamos. Mas, não tem necessariamente de ser assim, se ao fazer a referida lista, optar por discriminar de maneira genérica e variada o que gostaria que lhe oferecessem, ao receber a prenda poderá ter uma ideia aproximada, mas não a certeza, do que lhe vai ser oferecido. Para além de que o seu familiar ou amigo pode não ter seguido as suas sugestões.

Até porque muitos de nós, semanas antes do Natal, começamos a "dar indiretas" sobre coisas de que gostamos, na esperança de sermos ouvidos e entendidos e quando chegamos ao Natal já sabemos o que vamos receber. É o que podemos chamar de lista de prendas informal, não redigida, mas citada. Não é verdade? Quem nunca o fez que atire a primeira pedra.

A lista deverá servir apenas como linha orientadora, para familiares e amigos muito chegados, e incluir vários tipos de prendas, de diferentes plafonds. Como estamos numa altura em que o dinheiro não abunda, há que ter essa condicionante em atenção e criar uma lista com um valor limite, que não seja excessivo para os que nos rodeiam. Com isto não quer dizer que refira o montante específico das prendas, mas tão só, que pondere se o preço de uns sapatos ou uma camisola é ou não excessivo para o orçamento de quem irá oferecer, e se não será melhor incluir na lista apenas uns quantos CD´s, livros ou outros artigos mais acessíveis. Poderá optar por fazer mais de uma lista, uma para a família, outra para os amigos mais chegados, com plafonds diferentes, e até sugerir que se junte mais de uma pessoa na compra de alguma uma prenda mais cara.

Não seja muito específica ou determinista, se gosta de livros ou CD´s, deve incluir três ou quatro títulos de cada, para que o ofertante possa escolher um de valor simpático, e conforme ao orçamento que dispõe. O mesmo pode fazer relativamente a roupas ou acessórios, no caso de gostar de uma camisola que viu em determinada loja, refira apenas, como exemplo, que gostava de ter uma camisola cor marfim com torcidos, ou amarela às bolinhas, isto vai deixar o seu amigo ou familiar mais a vontade na escolha. Mesmo que não receba aquele modelo que tanto gosta, poderá ser surpreendida com um parecido ou até melhor, e que ainda não tinha visto. Uma certeza pode ter, diminuirá consideravelmente o número de presentes de que não precisa e que por vezes nem gosta.

Deve, todavia, acrescentar no final da lista, uma nota a dizer que esta não é vinculava, que poderá optar por outro tipo de presente, se assim o desejar. Deste modo dá liberdade ao ofertante para procurar outro tipo de presente.

Se existem listas de casamento e de batizado porque não listas de prendas de Natal? Estas são práticas e úteis para os dois lados, para si que tem maior probabilidade de recebe coisas que gosta e para a pessoa que oferece, que identifica gostos que desconhece nos amigos e recolhe ideias do que pode oferecer, sem medo de errar.