Olá doces,
O fim-de-semana passado fui ao cinema ver "A queda de Wall Street", um filme do realizador Adam Mckay repleto de atores bem conhecidos: Steve Carell, Christian Bale, Brad Bitt, Selena Gomez, entre outros.
O enredo do filme recria o papel que os bancos e os grandes investidores norte-americanos tiveram na crise económica - que levou à falência de empresas, ao aumento do desemprego e da pobreza - e se espalhou pelo mundo inteiro, inclusive por Portugal que ainda não recuperou nem recuperará económica e socialmente nos próximos anos.
É interessante verificar como a ganância dos grandes investidores, aliada às falcatruas dos bancos que desonestamente tentam retirar altos lucros de produtos financeiros com valor real inferior ao que lhes atribuem, criam uma "bolha imobiliária" num mercado aparentemente estável.
A história começa em 2005, quando 4 investidores descobrem que produtos financeiros classificados como AAA (produtos altamente confiáveis) estão repletos de hipotecas em incumprimento, e não correspondem ao valor que os bancos lhes imputam. Tentando tirar partido da situação, os investidores começam a engendrar um esquema para ganhar dinheiro junto destes. Contudo os bancos para se protegerem, vão protelar a descoberta da verdade e continuar a vender esses produtos "tóxicos" (sem o valor que lhes atribuem), como bons, o que leva à ruina de muitas pessoa e empresas e consequentemente ao desastre financeiro, que nos anos seguintes alastra pelo mundo inteiro.
Vejam o filme, é extremamente interessante, dá-nos a conhecer um pouco do mundo da alta finança, de como se arruína a vida das pessoas de animo leve, e de como estas não são protegidas nem pela lei nem pelo estado.
Podem ver isso no nosso país onde os bancos que foram à falência, não ressarciram os seus clientes e ainda por cima foram parcialmente recapitalizados com dinheiro dos contribuintes. E onde estão os culpados? Por aí à solta, a gozar a vida.
-----------------------"---------------------
Deixem os vossos comentários
Beijinhos
Já tinha ponderado ir ao cinema ver, ainda bem que está aqui uma excelente opinião!
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada pelo comentário, o filme é realmente interessante pois dá-nos uma perspetiva bastante boa de como toda esta crise foi gerada.
EliminarBeijinhos
Ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas estou ansiosa para ver!
ResponderEliminarBjxxx
O filme é complexo mas muito interessante,
EliminarBeijinhos
Eu vi e também gostei.
ResponderEliminarBeijinho
http://themarielement.blogspot.pt/
Os meandros da alta finança são muito interessantes
Eliminar