Numa altura me que estamos cada vez mais ligados às novas tecnologias de informação e comunicação - ao telemóvel, aos videogames, ao tablet, computador, etc.- há quem comece a preocupar-se com o excesso de tempo (diário) que perdemos com elas e com os problemas de saúde que dai advêm. Há cada vez mais viciados em tecnologia a sofrer de Nomofobia (No Mobile phone phobia), de um desconforto, de uma angústia geral, quando não estão conectados com o telemóvel, computador ou outro meio tecnológico. Sentir que não podem comunicar, por falta de bateria, por terem perdido o telemóvel ou por outro problema qualquer, é extremamente frustrante e stressante para estas pessoas e pode leva-las no limite a partir para a agressão física.
Quem tem esta dificuldade em "desligar o botão" (não percebe que estão num processo de viciamento e dependência) deve fazer uma Desintoxicantes Digital (ou Detox Digital) para evitar futuras doenças mentais. Este detox digital é um bom caminho para encontrar o equilíbrio e manter a saúde física e mental, mas ainda é pouco divulgado apesar de ser tão simples e passar apenas por alguns compromissos com nos mesmos:
- Encontrar alguém com quem fazer o detox digital, para sentir mais força e resistir à tentação até ao fim da desintoxicação;
- Fazer uma lista das tecnologias que pretende prescindir - TV, celular, telefone, computador, mp3... - e delimitar o tempo em que pode usa-las (a lista pode ajuda a manter o compromisso);
- Avisar nas redes sociais que vai estar desconectado por um tempo;
- Desligar o telemóvel e o computador durante esse período;
- Evitar ter o telemóvel à mesa ou no quarto para não perturbar a refeição ou o sono;
- Arranjar um despertador para o quatro e um relógio para o pulso e evitar o telemóvel;
- Planejar atividades ao ar livre com amigos (o contato presencial é muito mais saudável que o tecnológico);
- Aproveitar para ler, ir ao cinema e ao teatro.
Recorrer a esta desintoxicação digital, por umas horas ou dias, pode ser uma boa solução para evitar problemas futuros. Apenas é necessário definir o tempo que devemos usufruir delas sem que estas prejudiquem a saúde. Como não podemos prescindir da tecnologia o melhor é encontrar uma solução de compromisso para evitar problemas futuros.
Deixem os vossos comentários
Beijinhos
Eu não consigo desligar! Raramente o faço e nunca na totalidade!
ResponderEliminarBjxxx
É realmente o problema do século XXI
EliminarBeijinhos
Hi dear! You have a fantastic blog, I really like it:)
ResponderEliminarFollow each other?
Happy week,
xoxo
http://stylishpatterns.blogspot.com.es/
Thank you for your visit
EliminarKisses
Que post fantástico!
ResponderEliminarEu era um tanto quanto viciada...Mas hoje já consigo me sentir bem quando não esotu online...
Beijinhos
Mari
http://themarielement.blogspot.pt/
É que temos de fazer, criar limites para não nos sentirmos depois stressados
EliminarBeijinhos
Adorei o post, achei-o super útil nos tempos que correm. Há tempos conheci uma criança de apenas 8 anos completamente viciada na tecnologia, é assustador!
ResponderEliminarBeijinhos ♥
http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/
Obrigada pela comentário
EliminarBeijinhos