Parece um contrassenso não é? Eu também pensava assim até provar o Bolo de Alfarroba e Coco que a minha mãe fez esta semana, e que SABE MESMO A CHOCOLATE. Eu sou uma fã incondicional do chocolate, uma expert na matéria, e nunca pensei ser enganada por um simples Bolo de Alfarroba. Até o aspeto é igual.
Agora com o problema dos doces natalícios, vou mesmo substituir o Bolo de Chocolate por este, feito de farinha de alfarroba. Já tive a informar-me e parece que embora apresente um alto teor de açúcares, a farinha da alfarroba tem um baixo valor calórico devido à quantidade mínima de lipídeos (gorduras) e à grande quantidade de fibras naturais que tem. Dizem que é rica em vitamina B2, cálcio, magnésio, ferro, potássio e sódio e que por isso ajuda a acalmar o sistema nervoso, músculos, coração e a melhorar o raciocínio. Não contém glúten e possui um potencial antioxidante muito elevado
Não é maravilhoso? Eu acho o máximo, pois com a farinha de alfarroba cada vez mais disseminada pela doçaria em geral, podemos aproveitar os seus benefícios ao mesmo tempo que nos empanturramos.
Vou deixar-vos a receita que a minha mãe fez :
Bolo de Alfarroba e Coco
Ingredientes:- 2 chávenas de farinha de trigo integral
- 1/2 chávena de farinha de alfarroba
- 1 colher de chá de fermento
- 1 chávena de coco ralado
- 1 1/4 chávena de açúcar amarelo
- 1/2 chávena de óleo de girassol
- 2 chávenas de água
Preparação:
Misturem bem a farinha de trigo, a farinha de alfarroba, o fermento, o coco ralado e o açúcar. Acrescentem o óleo e a água e batam bem, até a mistura ficar homogénea. Seguidamente untem uma forma com óleo de girassol e salpiquem com uma colher de sopa de coco ralado. Levem ao forno a 190º durante 65 minutos.
E já está.
Bom apetite!