23 outubro 2014

Teatro - O Evangelho Segundo Pilatos


Teatro - O Evangelho Segundo Pilatos
 Este fim-de-semana fui ao teatro ver a peça “O Evangelho Segundo Pilatos”, do dramaturgo francês Eric-Emmanuel Schmitte, e gostei bastante. A peça começa com o relato da morte de Jesus Cristo, e contínua com as dúvidas de Pilatos em relação à morte deste.
Como é do conhecimento geral, mesmo daqueles que não são cristão, segundo a bíblia foi Pôncio Pilatos, Perfeito da Província Romana da Judeia que condenou Jesus Cristo à morte na cruz, apesar deste estar inocente.
É neste contexto que segue a peça: Pilatos, depois de ter “lavado as mãos” das culpas, em relação à morte de Jesus, recebe a notícia que este ressuscitou, mas, como não é crente, não acredita, e começa a imaginar toda a espécie de intrigas.
Pensando, primeiramente, que os crentes roubaram o corpo de Jesus, inicia uma perseguição insana a todos eles, principalmente a José de Arimateia, um rico comerciante, discípulo de Jesus, a quem tinha sido entregue o cadáver deste.
Mas, perante os constantes relatos de pessoas que o viram vivo, entre elas a sua mulher, Cláudia, Pilatos começa a ter dúvidas em relação à morte de Jesus, e a cogitar que cinco horas na cruz não o teriam feito perecer, pois segundo ele, os supliciados demoravam pelo menos três dias a sucumbir.

A partir daqui gera-se uma discussão que só termina com provas irrefutáveis da morte de Jesus. Será que no fim Pilatos vai acreditar na ressurreição de Jesus? Bem, não vou dizer como acaba a peça, se quiserem vão ver.

A peça está em cena no Teatro da Comuna, e o preço do bilhete é 10€. Às quartas e quintas-feiras à noite é mais barato, apenas 5€.